GELNE

Notícias Online

Alunos participam de atividades no Parque Aquático Jardim Primavera

As atividades do Projeto “Bombeiro do Futuro” continuam. A primeira ação aconteceu em novembro. 25 alunos da Escola Estadual Severino Cavalcante participaram na manhã desta quarta-feira (23) de atividades no Parque Aquático Jardim Primavera.

Atividade Bombeiros do Futuro

Depois de um momento cívico e aulas sobre conceito de prevenção e acidentes domésticos na escola, foi a vez dos bombeiros do futuro participarem de atividades na piscina.
No parque aquático, eles receberam orientações sobre como se movimentar na água, cuidados para evitar acidentes tanto na piscina quanto no rio. Os alunos que ainda não sabem nadar estão recebendo aulas de natação.

“Este foi o primeiro contato deles com a água que chamamos de adaptação ao meio líquido. É o momento que os alunos recebem todas as orientações sobre como se portar na água”, explicou o Coordenador do Projeto, Tenente Coronel Cidinei, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMR).

Além dessas atividades, os alunos também já participaram da “Ordem Unida”, ou seja, de procedimentos de disciplina, hierarquia, marcha e deslocamento de tropa. “Eles também já participaram de atividades culturais como a Feira de Livros do Sesc e também de atividades na Base Aérea de Boa Vista”, destacou o Tenente Coronel Cidinei.

Danielle Soares Cantanhede, aluna da 7ª série, disse que está adorando participar do projeto e fala sobre as atividades que mais gosta. “Até agora o que eu mais gostei foi da Ordem Unida, pois aprendemos sobre ordem, respeito e disciplina”, disse a estudante.

BOMBEIRO DO FUTURO

É um projeto piloto que busca contribuir para o fortalecimento dos vínculos comunitários dos adolescentes visando o incentivo ao protagonismo juvenil, como mais uma alternativa de prevenção à violência. Os participantes são jovens de até 14 anos, de baixa-renda, beneficiados pelo Programa Crédito Social.

A ação é fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e as Secretarias Estaduais de Educação, Cultura e Desportos (SECD), de Promoção Humana e Desenvolvimento (SEPHD) e do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes).

Durante o Projeto, a Setrabes e SPHD serão as instituições responsáveis pelo acompanhamento social, psicológico e nutricional dos alunos, a SECD disponibiliza a estrutura da escola e acompanhamento pedagógico e o CBMR irá ministrar as aulas.

Os estudantes receberão orientações sobre primeiros socorros, combate à incêndio, busca e salvamento, acidentes domésticos, meio ambiente, acidentes de trânsito, combate às drogas e defesa civil. Também participarão de atividades culturais com visitas à museus, zoológicos e ainda viagens, acampamentos e recreação em parques aquáticos.

Eles também receberam um Kit contendo uniforme militar, agasalho, roupas de educação física, roupas de banho, além de materiais de higiene pessoal, mochila e material didático.

O projeto será desenvolvido em quatro meses, com uma carga horária total de 320 horas. Os 25 alunos das turmas de 7° e 8ª série terão aulas três vezes por semana, sendo um dia (quarta-feira) na escola e dois dias (segunda e sexta) na sede do CBMR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo